Comentários Telegram – pregão de 14 de Outubro de 2019

Bom dia, pessoal!

M15 abaixo da EMA, M30 acima e M5 bem nela. Parece que o melhor é esperar por mais clareza antes de fazer alguma coisa. NY abre em 23 minutos.

Esse acima é o diário, sexta passada. Preencheu os GAPs abertos e passou a EMA para cima após ter passado para baixo dela semanas antes, ou seja, zig zag em cima da EMA. DOJI, meio do Range… topo mais baixo (19/9) e agora fundo mais alto (8/10). Isso se chama triângulo no diário. Outra coisa, sexta foi um DOJI, e os dias costumam ter inércia em relação ao dia anterior. Será que a LOY e HOY talvez não sejam os melhores níveis pra se operar no dia de hoje? E o meio do range talvez não seja o pior? Um forte BO com CC no M5 talvez mude isso. Mas até que isso ocorra, prefiro ficar mais cauteloso. Repare que não existe um STOP adequado até a HOY ou a LOY, e mesmo nelas, você não quer comprar na HOY, onde em um dia como hoje é possível que entre venda, nem vender na LOY, que em um dia como hoje tem boas chances de entrar compra. Isso deixaria o STOP adequado ainda mais distante desses níveis, e torna as operações mais difíceis de serem estruturadas, em especial aí no meio do range.

Pelo visto, traders perceberam isso e nem mesmo na abertura do à vista existe empolgação, com os preços no M5 se mantendo em um TTR na EMA, um dos piores cenários para um iniciante operar. Se esse for o seu caso, aguarde, ainda temos quase oito horas de pregão pela frente, cinco dias na semana e mais quatorze dias no mês de pregão.

Em um TTR, a maioria das tentativas de rompimentos falha e reverte pra dentro, por isso você só deve pensar em operar rompimentos se eles forem muito fortes e derem mostra de terem sido bem sucedidos.

A barra 17 fazendo uma tentativa de rompimento para cima do TTR, ainda próxima ao horário de abertura da Bovespa (cinco barras atrás). A barra 17 foi uma barra de alta mas com sombra acima e fechando ainda pra dentro do TTR. Porém, duas barras consecutivas com corpo de alta e GAP. Eu não arriscaria FADE.

Desde a barra 1, talvez AIL, mas meio do range e sem grandes sinais de força na compra. O que tem é ausência de sinais de força na venda, exceção feita ao GAP de abertura.

GAP acima da barra 16 ficou aberto. CC de alta, boas barras, fechou bem acima da linha azul do TTR. Rompimento bem sucedido, AIL. Cuidado com FADE.

GAP acima da barra 16 ficou aberto, depois sequência de forte pressão. Isso pode ir longe, cuidado com FADE.

No M30 à direita ainda está muito cedo para tirar conclusões. Pois faltam 24 minutos para fechar. NY abriu com tudo.

Essa linha verde, que tem fins didáticos, mostra que o MM do rompimento do canal foi atingido e ignorado, isso é sinal de força. A barra 19 foi sim climática, mas com tanta força e os magnetos acima (linhas rosas), eu não apostaria contra, AIL. Após CLX, normalmente é melhor esperar para comprar correções. A barra 20 iniciou correção após o CLX da barra 19, mas ainda fraca a força da venda comparada à da compra. AIL e magnetos acima. A correção talvez tenha de ser TBTL, mas com tanta força na subida, talvez nem isso.

Nosso aluno Ivan identificou uma paralela do canal de baixa:

E ela poderia significar um processo de triangularização. Porém, essa parece a hipótese de menor probabilidade, já que ainda AIL, magnetos acima e a subida foi excepcionalmente forte.

As barras 20 e 21 foram boas barras de baixa na correção, mas a barra 22 quebrou a continuidade dos vendedores e formou uma SB de alta. Como a barra 19 foi CLX, a vinda das barras 20 e 21 deixou mais viva a hipótese de correção TBTL. Como GAPs abaixo, (linhas verde e vermelha, a hipótese de reversão ou correção profunda também bastante possível, mas TBTL e retomada talvez ainda seja o cenário de maior probabilidade. A barra 23 – possível micro fundo duplo com a barra 22, mas terminou abaixo do ponto médio. Provável segunda perna do micro BO das barras 20 e 21. A barra 24 veio abaixo da barra 22 e fez o mínimo para esse objetivo da segunda perna. H1 falhou, mas a barra 24 fez esse micro objetivo. H2, mesmo que acima de uma barra de baixa. A barra 24 é uma OB, em três minutos saberemos se ela fecha acima do ponto médio, próxima às máximas ou não. Pior se for DOJI.

AIL nos curtinhos. Três minutos de alta. Em uma tendência de alta. Foi acima da barra 20 e fez nova HOD, que era o objetivo mínimo que se esperava após a forte alta desde a barra 16. Vamos ver se BO ou FBO da HOD anterior, se fecha acima ou abaixo do ponto médio da barra, essas coisas. Faltou um tick pro bingo… às vezes isso acontece. Cuidado com vendas. Quatro CC de alta com GAP, após respeitar PB pra EMA em um movimento de alta pode machucar.

M30 parece que tudo em riba pros bulls. No M30, o objetivo mínimo mais provável é a HOY. O M5 perdeu força. Então o caminho talvez seja difícil de ler.

No M5, a barra 24 foi um FBO da antiga HOD. Mas a barra 25 pode ser uma H1 para BOP. Os vendedores enxergam a barra 25 como possível FF, ocorrendo alto no canal de baixa.

O M30 pode vir até a mínima da barra anterior, em 103790, sem mudar nada. O M30 representa os longos, padrões e operações com horas e horas de negociação, objetivos mais longos. O M5 representa trades mais curtos, geralmente de 5 minutos a 1h. Você escolhe o que está operando.

É possível o M5 falhar na FF, ainda mais com possível W das barras 20, 24 e uma nova puxada. Vir abaixo de uma barra do M30, dando um SCALP na venda para os vendedores no M5. E depois seguir para SWINGS longos do M30. Eu, porém, prefiro não brincar com fogo, e prefiro operar a favor dos longos, mesmo que isso signifique eventualmente esperar muitas barras de correção. Com essa configuração, também prefiro realizar lucros parciais de compras e eventualmente até totais.

E bingo…

A barra 26 fez a terceira micro puxada pra cima, então talvez MICRO WEDGE. Bem na LTB azul e após a possível (e não provável), FF da barra 25. Ainda magnetos acima e HTFs firmes. “Slow market”, bem na resistência, mas em uma situação AIL. Causa ansiedade e é difícil de operar. Aguarde por mais clareza se você esta de fora. A barra 27 foi uma ótima SB para os vendedores, mas como estamos olhando micro padrões para a venda, e apenas para SCALP, não para SWING, ela não foi tão boa, porque foi no meio do TTR. Aguarde.

Para quem enxerga um SWING de baixa nessa LTB de baixa, daí sim. Porque estaria enxergando eventualmente um padrão para um trade até a LOD, ou até o fundo do canal, 1000 pontos abaixo.

Mas é importante ser realista e pensar no timing. Com o M30 assim forte, a probabilidade não parece nem que merece ser considerada. A barra 28 foi muito pequena. Pode ser um BOP da SB na barra 27. Pode também estar deixando o mercado ainda mais devagar do que estava, por muitas barras, e isso pode causar ansiedade. Fique atento.

TBTL após o CLX da barra 19 já foi, e a correção de oito barras (mesmo que tenha feito uma máxima mais alta pode-se chamar de correção). Essa correção de oito barras sequer conseguiu preencher o GAP da linha verde deixado na barra 15. SMALL PB TREND no M5. AIL no M30.

M15 a perna de alta TC de alta. Seja inteligente e não veja trades onde não tem. Se você vir um BO de baixa, CC de baixa ou algo que comece a te dar uma ideia de que o cenário de alta foi dissipado, daí sim você pensa em vendas.

A barra 29, assim como a barra 28, também foi excepcionalmente pequena. TTR de TFs curtos, isso é difícil e preste a atenção se você não está ficando ansioso. É um BOM em um TF menor. Tentativa de rompimento dos TFs menores. A barra 30 é uma barra bem maior que as anteriores. Faltando quarenta segundos pra fechar, vamos ver se fecha na MAX ou DOJI.

Acima, o CH de alta da barra 22 à barra 30 pode ser uma bandeira de baixa? Pode, mas para operar desse jeito ele teria de ser rompido pra baixo, com força. Não é o caso de FADE tentando antecipar topos. Não operamos assim no método, cuidado. Ao invés disso, será que a barra 30 não é uma retomada da tendência, com magnetos acima?

Não está fácil de estruturar para iniciantes. Foi, nova HOD. Vamos ver o FT. Linha de uma W da máxima da barra 20 com a barra 26, vamos ver como fecha a barra 31.

Fechou tentando um BO, não suficiente pra achar que vai romper essa linha e buscar um MM acima, talvez os 450. Mas suficiente pra confirmar que você não deve vender. E novo bingo…

A perna da barra 30 à barra 32 foi uma das mais fortes de uma tendência já prolongada desde a barra 1, e isso aumenta as chances de CLX, que num cenário como este mais provavelmente levaria a TBTL e não reversão completa. Porém, repare alguns dos sinais de força: resistências sendo rompidas com força (por exemplo a linha rosa, anteriormente a verde, a máxima da barra 27 também. GAPs sendo deixados abertos (máxima da barra 16 e da barra 15 são exemplos). HTFs firmes, com CC. Predomínio de barras de alta no M5. Correção TBTL do M5 foi apenas lateral, e sequer tocou a EMA. Tudo isso ocorrendo com magnetos acima. Mesmo estando devagar e demorando para se deslocar, devagar e sempre vai indo, e os HTFs estão dando uma espécie de mapa. Não opere contra AIL.

M15 fechou. Em um movimento de alta de vários dias, uma nova perna de alta com força e CC. Tendências podem ir muito mais longe do que você imagina e você não deve procurar reversões até ver sinais claros de força contrária.

No M5, uma SB (IB) em uma WEDGE (barras 20, 27, 32), mas o contexto não é favorável a uma reversão majoritária, e uma eventual reversão aí provavelmente seria apenas minoritária. Não vale a pena pra quem está começando. Deixe isso pra quem já opera há mais tempo e pra quando você for um trader consistente. Concentre-se nos sinais WT, mesmo que eles sejam feios e demorem.

E uma LH MTR no M15? A sequência realmente existe, mas você não quer uma força dessas na perna de retomada, então ignore, até que você veja muita força de venda.

No M5, a barra 34 deu continuidade à SB da barra 33 com uma barra de baixa, mas ambas tão pequenas que provavelmente você irá preferir esperar.

A barra 35 foi acima da barra 34, falhou e fez nova mínima (objetivo mínimo do micro BO das barras 33 e 34. Isso deixou uma OB. Então, após um possível e provável CLX das barras 30 à 32, esperamos uma correção TBTL, entre lateral à baixa. Porém, os sinais que tivemos foram de forte queda, com barras grandes e consecutivas de baixa, deixando GAPs e percorrendo muito pontos? Não, tivemos barras muito pequenas (menores que o tamanho médio de barras), OB, DOJI, que não andaram muito… sinal de correção lateral, não profunda.

A barra 36 fechou com máxima mais baixa e pode estar formando um TC de baixa. Isso poderia levar, daqui a algumas barras, a uma aceleração para baixo. Porém, muito cedo para se pensar nisso e os sinais dos vendedores têm sido pífios, e a correção pode ser considerada apenas lateral, o que é na verdade uma mostra de força dos compradores. Apenas cinco barras em uma provável TBTL.

Uma H2 em uma tendência de alta? Sim, mas após CLX, correção de apenas cinco barras e a SB, apesar de IB, foi um DOJI com sombra em cima.

M15 fechou uma barra pequena… promessa de encheção pela frente.

M30 acima, seis CC de alta. Continuaria sendo normal vir abaixo de uma barra do M30, e após uma correção, a máxima da última barra ser testada.

Teste de paciência hoje, mas bons traders são disciplinados e têm paciência.

Dessa vez, o ponto de rompimento da HOD anterior foi ao menos testado e, até aqui, GAP negativo apenas, nenhum fechamento pra dentro dele. EMA mais abaixo, talvez ela tenha de vir até o preço ou vice-versa. AIL, mas leeeento. A barra 38 fechou mais um DOJI dos brabos… TTR

Repare aqui o seguinte, se você considerar a tela toda, provavelmente perna de alta em lateralidade (houve um BIG DOWN antes). Porém, com todo o contexto que falamos até aqui no dia, provavelmente ao menos mais uma perna e mais um CLX antes de se poder considerar isso mais a fundo. Mas você, comprado, fique ligado nisso durante todo o dia. E não fique sonhando, seja objetivo e opere a favor enquanto os sinais forem favoráveis a você. Se alto em lateralidade, a pressão tem de continuar sendo excepcionalmente forte pra você se manter no trade.

A barra 39 foi uma barra de tendência de alta razoável, em um contexto de alta, tentando sair de um TTR.

A barra 40 falhou o BO da barra 39, e “a falha tem de falhar” e formar um BOP para atingir a pretensão dos compradores na HOD, e depois em 450.

A barra 40 foi uma RB e possível SB para uma reversão, mas neste contexto e com essa barra, não se pode esperar que seja uma reversão majoritária. Um topo mais baixo na barra 40 deixando as pretensões dos vendedores ainda mais distante de ser atingida (em termos de tempo), pois pode significar TBTL dos HTFs, e é o que parece que a barra das 11:30 do M15 está exigindo: TBTL.

A barra 41 ao menos foi uma barra não tão pequena. A barra 42 tocou a EMA e tentando romper o TTR pra baixo. Testando o canal laranja. No M15, OB e finalmente veio abaixo de uma barra. No M30, a mínima de uma barra do CC está em 035, ainda não veio. Barras fechando na mínima melhoram a situação dos vendidos, mas é preciso continuidade.

Para os que querem comprar, eu evitaria ordens limitadas, pois a correção pode ser um pouco mais profunda após essa quedinha. Preferiria uma boa SB.

Ficou GAP aberto na mínima da barra 41. Vendedores, muito cuidado com 2LT, prefira DT.

Compradores, vocês querem boas SBs. L da barra 40 também tem GAP. A barra 44, para os comprados, ao menos foi uma barra de alta, mas sombra em cima e fechou abaixo da H da 43. Mínima e máxima mais alta. A barra 43 por ter tido sombra também, deixou o cenário de alta mais para SWING. Precisaria de um pouco mais para SCALP. Talvez TC ou CC de alta. O topo da barra 32, se chegar, é um teste importante, assim como a HOY. Sombra em cima da barra 45. RB, mas, bem ou mal, CC de alta. Após RB/SB em correção para o fundo de um canal de alta… A barra 42 se mostrou uma barra de CLX na venda. GAP da barra 41 preenchido, mas o da barra 40 ainda não.

Compradores talvez precisem de uma segunda entrada, está devagar. Penetração no ponto de rompimento anterior (linha verde mais alta) foi um pouco maior.

A barra 40 fez uma LH. A barra 42, até aqui, fazendo HL.

M15 ainda em processo de TBTL. Veio abaixo de uma mínima em um possível TC de alta. Se falhar e for acima da barra 45, provavelmente confirma o TC de alta.

Não vou ficar pra ver. Abs a todos e bons trades!

2 Responses

  1. dheyson91
    |

    parabens!!

  2. SOLER
    |

    Muito obrigado Mestre Aranha

Deixe uma resposta