Comentários Telegram – pregão de 21 de Outubro de 2019

Bom dia, pessoal!

Esse gráfico acima é o M15, ou seja, TTR de um dos longos. E esse TTR aparece próximo à EMA, no meio da perna de baixa anterior. Há pouco a fazer antes que haja um BO. Como o TTR está se mantendo acima da EMA, talvez uma leve vantagem para os BULLS, mas muito leve.

Faltando nove minutos para NY, range de abertura bem definido, talvez dê um trade do tipo “rompimento do range de abertura”, mas não é o que está parecendo. Outra possibilidade, talvez mais provável, é dia de TR bem devagar, que se opera diferente. Vamos acompanhando barra a barra.

No gráfico acima, a barra 17 do M5 tentou um BO abaixo da LOD e falhou, deixando sombra expressiva. Range de apenas 330 pontos até aqui, deve expandir ao longo do dia, mas talvez faça isso com pequenas tentativas de rompimento frustradas, que expandem levemente o range e voltam para dentro, como foi o caso da barra 17. Se você ainda não está consistente, não opere TTR. NY abrindo em um minuto. EXP TRI, mas TTR.

Apenas 390 pontos até aqui. Provável que siga expandindo o range para ambos os lados. Você deve observar se sinais mais claros de BO ou FBO. Se sinais de FBO mais claros, as entradas devem ser próximas aos extremos, com alvos de SCALP ou SWING na ponta oposta do TTR / EXP TRI. Se sinais de BO mais claros, você precisa pensar se prefere entrar em CLOSES ou em BOP.

Duas barras de TR seguidas, não deixam essa tentativa de BO ser vencimento de C para os BEARS. M15 e M30 vieram abaixo da EMA, mas ainda com comportamento lateral. M30 Soltou OB, mas uma barra com corpo grande fechando próxima à mínima. Confusão geral. Mais provável que BLSH e SCALP seja a melhor estratégia. Mas não está fácil para iniciantes porque as entradas de compra e de venda estão sendo feitas com ordens limitadas.

A barra 22 foi uma 2BR de um possível BOP onde a 21 foi a correção, mas você estaria vendendo baixo na lateralidade. Comportamento lateral, melhor BLSH e SCALP. Das barras 19 a 23, comportamento lateral, TTR ocorrendo baixo dentro de outro TTR desde a barra 1, falhas de rompimento de todo tipo: abaixo e acima de barras, abaixo de SWINGS, em linhas…

A barra 24 foi mais um DOJI com mais uma falha de rompimento… muito cuidado com vendas baixas, prefira BLSH e SCALP.

A barra 25 foi uma nova FBO no TTR, nova barra grande com corpo grande. Repare que os fechamentos estão todos sendo abaixo da EMA. Pode estar construindo pressão vendedora, mas cedo para dizer isso e o TTR parece ser mais forte do que a pressão de venda. Portanto, ainda parece que prevalece a ideia de BLSH e SCALP. Mas fique atento à pressão vendedora.

Difícil para iniciantes e a maioria provavelmente não deveria ter feito ainda nenhuma operação no dia. Desenvolva a sua paciência se você quiser ter uma carreira como trader e vá passo a passo.

A barra 26, faltando um minuto pra fechar, possível SB baixa no TTR, mas alta no TTR menor desde a barra 18.

A barra 26, após fechar, não deu continuidade na tentativa de rompimento da barra 25. Ainda pode ser um BOP, mas péssimos sinais, em localização ruim, você estaria vendendo baixo. Maior probabilidade de FBO. Mas fique atento ao fato de ter sido mais um CLOSE abaixo da EMA. Se você estiver comprado e começar a notar que a pressão de venda está aumentando, caia fora. Lembrando que o range precisa expandir. Isso pode ser nova LOD, nova HOD ou ambas (mais provável), dando oportunidade para SWINGS um pouco mais longos. Porém, em dias como hoje, onde há FBOs pra todos os lados, em geral é melhor tentar SCALPS.

E até aqui boas oportunidades somente com ordens limitadas. E sem pontos de STOP claros, por isso melhor usar STOPS DEFAULT (padrão).

A barra 27 fechou acima da EMA. Metade de baixo do TTR do dia (EXP TRI de uns 400 pontos).  A tese de baixa está bastante enfraquecida. Topos e fundos mais baixos desde a barra 13? Sim, porém a característica dominante do dia é de lateralidade. Sombras muito salientes, OBs seguidas, muita sobreposição de barras, multiplos FBOs, preços cortando repetidamente a EMA desde a barra 1, falta de continuidade, DOJIS, são todos sinais de lateralidade.

A barra 27 teve um GAP pela primeira vez em muitas barras, mas o que esperar disso? Talvez um vácuo para alguma resistência seguida de FBO. Mas geralmente não há muito o mais do que se esperar além disso. Dos que compraram próximo às LODs anteriores, alguns já saindo no SCALP no meio do TTR, outros arriscando uma tentativa de SWING pra HOD, já que o range deve expandir em dia de TR. A barra 28 fechou dando continuidade à barra 27. A barra 26 havia feito um micro fundo mais alto. Pressão compradora aumentando, mas com sinais de perna de alta em lateralidade, sem sinais de tendência de alta.

A barra 29 foi um DOJI grande, após a alta ter duas pernas (barras 24 e 25 fizeram a primeira, mesmo com o fato de a barra 25 ter feito nova mínima). Porém, pressão de compra se mantendo e provável vácuo até a HOD. Pra quem comprou lá em baixo, OK sair em SCALPS, OK deixar SWING até a HOD ou um mix de ambas as estratégias. GAP acima da barra 26 ainda aberto. Em um dia lateral, isso não costuma se manter por muito tempo. BULLS precisam de um SPIKE rápido até a HOD.

A barra 30 fechou, e com isso já são cinco barras seguidas sem nenhuma de baixa, e sem nenhuma correção onde os BEARS sequer conseguiram ganhar micro SCALPS. Compare isso o que ocorreu desde a barra 26, com o que ocorreu das barras 20 à 26, onde a cada barra de baixa vinha na sequencia um DOJI ou barra de alta e vice versa. Mudança na pressão? Sem dúvida. Em qual contexto? Lateral. Lateral que precisa expandir o range. Bom ambiente para novas compras e SCALP? Não? Provavelmente quem não entrou na compra irá tentar entrar no GAP acima da barra 26 sabendo que provavelmente nem chega lá e compras abaixo da barra 30, já que TC de alta? É um TC não muito forte e no meio do TR, prefiro evitar ordens limitadas aí. A barra 31 foi a primeira barra de baixa.

A barra 32 sequer conseguiu preencher o GAP acima da barra 26. Havia compradores acima disso, e talvez parte dessas compras fossem vendedores anteriores saindo de suas posições. A barra 32 foi uma H1 após a primeira correção em um TC de alta (bem fraco). Como no meio do range, essa H1 não é um bom setup para iniciantes. Tenha paciência, ainda temos mais 6 horas de pregão. Da barra 28 à barra 32 com forte sobreposição. BULLS ficando cansados e BEARS conseguindo aos poucos equilibrar no meio do range. BULLS precisam de mais e mais rápido. A barra 31 havia falhado quando foi acima da barra 29, observe o que acontece se for acima da barra 31. Se nova falha, e você estava tentando um SWING até a HOD, talvez queira transformar o seu SWING em SCALP. Estaria OK, porque não houve nenhum grande ACTUAL RISK lá em baixo, caso você tenha comprado na hora certa.

A barra 34 se sobrepondo com a barra 33. Precisa de um corpo de alta significativo pra não deixar essa impressão de lateralidade. A barra 34 foi uma L2. Deixando a pretensão dos BULLS mais distante. Não é uma L2 em um contexto bom para vendas, apenas mostra falta de força dos compradores. Uma L2, contra um TC, SB com corpo de alta, ocorrendo logo acima da EMA tem grandes chances de falhar, por isso o contexto não é bom para vendas e baixo em um TTR desde a barra 28 também.

A barra 34 fechou para dentro da barra 33 e falhou a L2, mas corpo de baixa. O ímpeto dos BULLS se desfazendo e deixando um TTR no meio de uma lateralidade. Ambiente ficando ruim para operações em ambos os lados. Em um cenário assim, OK transformar o seu plano de SWING em SCALP. O ACTUAL RISK permite que os traders de SWING terão provavelmente de contar com um rompimento do TTR e um vácuo correndo rápido para a HOD para que a probabilidade volte a ser razoável. No momento, probabilidade ficando desfavorável. A barra 35 tentou preencher o GAP da barra 26, e novamente não conseguiu. Se TTR, SH no TTR OK para sair dos SCALPS / SWINGS curtos. Observe o que acontece acima da barra 31. Você não quer uma terceira falha de rompimento se estiver comprado, e agora no meio de um TR. Teste da barra 22 também.

A barra 36 deixou dúvidas, pode ser um CLX na segunda perna seguido de correção, ou pode ser um BO, que fechou acima da barra 31, mas no nível da barra 22. OK usa-la pra sair com um lucro esticado, ou OK seguir e colocar um STOP curto, em um nível de preços que satisfaça a sua equação do trader. No meu caso, resolvi cair fora.

Dia assim é complicado para iniciantes. Você tem de entrar limitado e gerenciar muito bem, saindo em SCALPS.

No meu caso, deixava sempre uma porção SWING para um eventual teste da HOD e uma porção SCALP, que ia financiando a operação. Recomprava mais baixo a posição SCALP e saia quando esticava, repetindo o processo várias vezes. Saí da porção SWING quando vi dificuldades para ir acima da barra 22. Não faça isso normalmente, aprenda a gerenciar o básico antes e, principalmente, aprenda a ter paciência.

Bom almoço a todos, até o expert mais tarde as 18:00hs no canal do SST no Youtube!!!

3 Responses

  1. rick pere
    |

    Muito obrigado Aranha, esses recaps em texto nos ajudam muito.

  2. dheyson91
    |

    top

  3. davitumelero
    |

    Que gerenciamento de trade Aranha!!! Muito legal!!

Deixe uma resposta