Comentários Telegram – pregão de 22 de Outubro de 2019

Bom dia, pessoal, hoje mais corrido um pouco. (11:16)

Dia de possível notícia da reforma da previdência. Não tente interpretar se a notícia é altista ou baixista, apenas tenha em mente que é algo que pode mexer com a volatilidade do mercado.

O diário fechou com uma barra careca de alta, próximo à máxima de um TR que pode dar impulsão, por isso a HOY é especialmente importante:

Barra de alta careca em TC de alta do diário.

Bom, isso seria uma análise antes de o mercado abrir, vamos pra algo mais dentro da realidade atual.

Não preciso nem comentar o viés do dia e AIL, correto? O que é difícil em dias assim são as entradas, porque os STOPS estão distantes e a volatilidade alta. Em dias assim, uma das coisas que você pode fazer é operar M2B após TBTL. São setups que podem demorar, mas costumam pagar bem pela paciência, e são setups de iniciantes. Pessoal mais avançado fará entradas de maneira diferente. Além do M2B no M5, fará também M2B no M1 e entrará com ordens stop acima de H1 em situações que não pareçam climáticas, ou H2 em correções rasas.

O foco de observação a essa altura do dia (11:25) é se SMALL PB TREND. Se for, essas são as entradas. O mais provável é que as correções do M5 sejam laterais. Em algum momento, elas devem durar muito tempo, pois seriam TBTL do M15, M30 e M60.

Mas o viés provavelmente irá se manter de alta, mesmo que haja uma lateralidade prolongada. Portanto, tenha bom senso a respeito daquela orientação de que a probabilidade se iguala após eventuais 20 barras laterais. Existem outras razões que podem igualar a probabilidade, mas não essa. Uma correção profunda com fortes barras de baixa seria uma delas, mas observe se não está mais provável que a EMA chegue ao preço ao invés de o preço chegar à EMA. Fique de olho também nos tamanhos das pernas e das barras.

Hoje é dia de M2B. Pode ser que não apareça nenhuma? Pode, mas provavelmente é o melhor setup pra se operar o dia. E deixar ao menos uma parte para SWING também pode ser uma boa pedida.

Pintando CLX de M15.

Portanto, provável TBTL de 15, por volta de 10 barras de quinze minutos.

Nove barras de correção no M5 (mesmo contando que a barra 31 fez nova máxima, e por enquanto correção lateral, conforme esperado). Provável TBTL do M15, portanto a correção do M5 pode ter até umas 30 barras sem mudar o viés do mercado. Se entrar TBTL do M30 e M60 pode chegar a muito mais barras laterais mantendo o mesmo viés.

Possível H2 ou H3 se formando no M5 após TBTL. Observe se irá fechar como uma barra de alta. Fechou (11:50).

Isso aumenta as chances de um trade bem sucedido. Riscos: seria normal um retorno pra EMA, então você deve encontrar um STOP que não seja SKUNK STOP e regular o seu lote.

A barra 35 foi uma barra de continuação ruim após a H2 da barra 34, que era uma barra pequena. Possível micro DB da barra 36 com a barra 34, ou BOP, falta a barra fechar (11:58).

Barra 36 até aqui uma OB, que sinaliza mais lateralidade, a não ser que feche na máxima. Lembram da aula de ontem, alunos da reciclagem? TBTL e muito próximo da EMA.

Correção apenas lateral, conforme o esperado. Fique ligado.

Tente lembrar como se operam setups coringas, por exemplo. Pode levar horas para acontecer ou pode acontecer na próxima barra, mas você tem de estar preparado em dias de mercado rápido. Não opere padrões de M1 a menos que você já seja um trader consistente.

Fez nova máxima e falhou, normal em um TBTL dos longos. Mas repare que a linha rosa, que é a HOY, continua bem distante, um BO com força. O GAP parece sem vontade de ser preenchido. Nem pense em MTR ou qualquer outro tipo de reversão.

Quatro barras de alta, três delas fechando próximas à máxima, HH e HL, fechamentos mais altos, vindo de um contexto que teve alta forte e correção TBTL, sequer conseguiu tocar a EMA desde a barra 16. EMA 20 GAP (12:21).

Predomínio de barras de alta. Após o CLX até a barra 25 a correção foi apenas lateral. GAPs abertos láááá em baixo ficaram abertos, novo teste da HOD. Repare que a bandeira de alta foi um TTR que, se rompido, provável que  busque um MM baseado no próprio TTR.

EXP TRI? Sim, mas viés de alta e proporcionalmente muito mais fraco do que o que veio antes. Nesses casos, não pense em fazer trades de FADE na linha de canal do EXP TRI acreditando que 75% das tentativas de rompimento de linhas de canal falham. O máximo que uma falha aí provavelmente levaria seria a mais correção lateral. Sim, suficiente para um SCALP, provavelmente abaixo da barra 36. Mas olhe o potencial de UPSIDE e compare se você prefere operar na compra ou na venda, e nem pense em operar com ordens limitadas contra a alta.

Possível SB (IB) se formando, alta na lateralidade no M5 (12:29). Escolha do trader.

Pode sim levar a um SCALP até abaixo da barra 36 e muitas barras de lateralização, com TBTL dos mais longos. OK realizar lucros totais ou parciais. OK não fazer nada e aguardar para ver se BOP e retomada da tendência. Mais experientes talvez OK SCALP na venda. Mas você tem de ser rápido para cair fora caso dê errado e o STOP teria de ser curto. Prefiro a tese do BOP e usar a barra 42, que teve corpo de baixa como H1.

Bem, sinais de tendência forte e você em tese poderia entrar por qualquer motivo, mas ela fechou abaixo da linha desse EXP TRI, então vai do perfil de cada trader. Alguns irão preferir esperar um BO mais forte, indo muito além da HOD, seguido de um sinal melhor.

Tese do BOP prevaleceu. Quem sabe ler e operar corretamente o PRICE ACTION está se esbaldando hoje. Pode ainda falhar e dar uma L2 aí no EXP TRI? Pode, por isso fique atento. Mas é uma questão de eventos mais prováveis contra eventos menos prováveis. E se você sabe o que esperar a cada momento, enxergando as possibilidades de teses de alta e de baixa, você saberá o que fazer a todo momento.

Próximo ao MM do TTR/EXP TRI. M15 fechou uma barra careca com GAP. Nem pense em vender alegando CLX. Não é dia pra isso.

Essa linha de canal no M15 serviria no máximo pra você pensar em realizar lucros parciais.

Bingo 🙂 (12:49).

Bom almoço a todos.

(abaixo imagem do final do pregão)

Deixe uma resposta