Pregão de 25/09/2019 – Análise Barra a Barra dos principais trades

postado em: Blog do Aranha 10

O dia começou com um gap de baixa para a ch line azul, traçada a partir da paralela da linha formada pelas máximas da 23 e 107 do dia anterior e podia-se esperar mais uma correção profunda e portanto uma reversão na abertura, visto que o pregão anterior já havia sido um BC de baixa bem definido e com correções profundas.

Barra 3 foi uma boa ib para tentar apostar nessa reversão, mas o FT da barra 4 falhou.

Barra 5 foi uma nova ib e uma nova chance para se tentar um swing na reversão, mas também falhou na barra 6.

Barra 6 foi a segunda OB no dia e consolidou o TTR, que é um tipo de modo explosão e costuma ser sucedida por um BO, e nesse caso um BO de alta tinha mais chances em função de estar em um BC de baixa e abaixo da mínima anterior (minima da 58 do dia anterior) e ainda por cima  longe da EMA.

Barra 7 foi uma nova ib na abertura e uma nova chance de se estruturar uma operação apostando em uma correção para a EMA, 50%, 2/3 ou qq outro número. O tamanho das pernas no canal justificava esse alvo e o stop poderia ser abaixo da LOD, abaixo do MM do TTR ou mesmo um stop mais longo baseado em stop padrão ou outro MM.

Barras 6 a 13 fizeram HH e HL e portanto foram uma boa continuidade. Seria prudente não vender com ordens limitadas, visto que ao menos uma segunda perna de alta após a correção poderia ser esperada e até mesmo poderia render um micro scalp na compra limitada abaixo de barras, como foi o caso da compra abaixo da 13, durante a barra 14, realizando na maxima da barra 13, durante a barra 15 (atenção: este scalp não é um trade para iniciantes, concentre-se no swing de compra da barra 7).

Após o objetivo mínimo de segunda perna ter ocorrido na barra 15 o mercado entrou em um TTR e novamente um BO era experado, pois TTRs são modo explosão. Baixo poder de previsão nesse caso por estar no terço do meio de um possível TR mas com pressão majoritária de compra, uma coisa anulando a outra e deixando as chances próximas de 50% pra cada lado (em minha visão, claro).

A barra 19 foi um BO ocorrendo após 20 barras de alta, em um canal de baixa e portanto ocorrendo em uma correção. Além disso, testou a LTB e poderia facilmente ter sido um simples vácuo e portanto um CLX. Se não era aconselhável vender limitada contra um TC de alta desde a abertura, comprar fechamentos em um possível CLX e alto em um ch de baixa tbém não seria uma manobra inteligente e traders iniciantes deveriam aguardar por mais price action, seja para comprar quanto pra vender.

Barras 23 e 24 consolidaram um TC de baixa, mas foi climático e deixou questionável a estruturação de trades de venda com ordens limitadas acima de barra, que funcionou durante a 26 mas que não seria indicado para estudantes não consistentes.

Barra 28 foi uma barra de baixa, após CC de baixa, em um TC de baixa e antes da mínima desse TC de baixa, portanto uma venda razoável, mas com stop longo e difícil para iniciantes estruturarem uma boa operação.

Barra 29 fez uma nova mínima no dia, mas foi a maior barra da queda e ocorreu após 10 barras de baixa, fazendo uma nova mínima em um BC… Isso é o suficiente para que traders mais experientes apostassem em CLX e fade do seu fechamento, enquanto que estudantes deveria perceber o CLX e a possibilidade de MTR, e só operar após uma segunda entrada em um bom sinal. Profissionais compraram o nível de fechamento da 29 até a barra 33, apostando que traders que cairam em armadilha na 29 colocassem ordens de compra para sair de suas posições por ali, dando sustentação aos preços.

Iniciantes só deveriam comprar acima da 32, acima da 34 ou no fechamento da barra coringa 35 (sim, estava no meio do canal mas ocorrendo com gaps e força após uma MTR).

Alvos possíveis da MTR estavam a partir de 50% de correção da perna de baixa, mas um alvo muito provável era a HOD, visto que o range do dia até então estava curto e deveria expandir. Um bom stop para essa MTR em minha opinião seria algum stop padrão a partir de 300 ptos, mas agora que o trade passou mostrou que um stop curto abaixo da LOD teria também funcionado.

A barra 40 fez  uma nova HOD, conforme esperado, e muitos traders realizaram lucro nela, deixando essa grande sombra. O vácuo na ida pra cima criou um CLX e TBTL era esperado, mas a correção acabou durando mais do que 20 barras. Repare que a nova HOD também acabou com a sequência de LH e LL do canal de baixa ocorrido desde a barra 1 de ontem.

Se você tivesse entrado acima da barra 48 ou similar, fazendo uma aposta razoável de que seria uma M2B, poderia sair no empate mas barras 52 ou 54, após a continuidade ruim que confirmou a falha e poderia levar a TBTL dos HTFs.

Após o TR / TTR a barra 72 foi o BO do TTR e buscou um movimento projetado, formando um spike and channel ocorrendo na terceira perna de uma forte alta, tardio no dia e difícil de se operar.

Bons estudos!

Felippe Aranha

10 Responses

  1. Kenyo
    |

    Ótima analise mestre Aranha, seguindo os ensinamentos fiz o trade da B34 saindo na HOD do dia que até o presente momento era a barra B20.

  2. hopka
    |

    Aranha, suas análises tem ajudado muito no meu aprendizado, muito obrigado.

  3. diegodop
    |

    Análise sensacional. Muito boa pra ajudar nos estudos, Aranha. Obrigado.

  4. hugogava
    |

    Cara, eu amo esses artigos. Impressionante como contribui com o aprendizado. OBRIGADO ARANHA!

  5. brunoveigabrandao
    |

    Excelente formato de recap Aranha, bem técnico, rico e didático. Acertou em cheio nas necessidades dos alunos. Vendi a B22 e comprei a B35 em dois swings de forma tranquila, sem passar calor, seguindo apenas seus ensinamentos e do Al.

  6. lmaranhao
    |

    minha leitura do mercado hoje foi muito parecida! parabéns pelo trabalho!

  7. ViniMatos
    |

    Sensacional! Obrigado Mestre pela análise, aprendendo diariamente cada vez mais com seu conhecimento! Muito obrigado!

  8. Leandro Cândido
    |

    Visão sensacional. Muito a aprender com este artigo. Obrigado! Essa forma de recap é muito eficaz para os que já fizeram o curso, pois proporciona uma visão rápida e direta sobre os principais pontos do trade que já foram estudados durante as aulas.

  9. fabriciomarcos
    |

    Muito obrigado por sua dedicação e empenho Felippe, cada vídeo, artigo, texto e linha que você compartilha é um livro pra gente. Abs

  10. vfranca
    |

    Muito instrutivo o artigo. Parabéns prof. Aranha pelo seu empenho em ensinar

Deixe uma resposta