Reversão da abertura de NY – Gerenciamento completo de um swing

Abaixo as anotações feitas, em tempo real, sobre o que se passava na minha cabeça durante a operação:

Acima o gráfico diário: O gap de alta no diário ocorreu após mais de 20 barras, em um TC que não era dos mais fortes. Interpretei que as chances de preencher o gap da HOY (linha rosa) durante o dia eram razoáveis

Acima o gráfico de M5

Range do dia até aqui de 865 ptos. Barras 18 e 19 formaram um forte BO de alta, em uma tendência que vinha desde a barra 82 de ontem, após a decisão do FOMC. Esse havia sido o BO mais forte da tendência, ocorrendo após mais de 40 barras, era um terceiro CLX (82 a 94 e o gap de abertura de hj foram os primeiros, portanto CLX consecutivos), e poderia ser um CLX em forma de cunha parabólica, que talvez voltasse para preencher o gap deixado na max da barra 6, depois o gap da EMA e possivelmente a abertura da barra 18. Difícil avaliar se era um trade de alta ou baixa probabilidade, por isso decidi operar no mínimo um swing 2×1, e os alvos possíveis davam condição (ao menos o preenchimento dos gaps citados e a mínima do dia).

Elaborei o seguinte plano inicial:

  • Natureza do Trade: Swing
  • Setup de entrada: Reversão na abertura (nesse caso abertura de NY),
  • Stop Inicial: na HOD (padrão de SB)
  • alvos iniciais: padrão de 300 ptos com metade, Depois metade da metade que sobrar na LOD, e o outro um quarto na HOY.
  • Escalar? Não
  • Tamanho do lote: Full (total), já que stop curto

A barra 21 deu continuidade e, como o alvo inicial era um scalp, resolvi baixar levemente o stop para logo acima da SB da barra 20.

O M15 acima  Deixava em dúvida a possibilidade de queda forte antes que houvesse uma segunda entrada de venda intercalada por uma nova max: SB RUIM (CORPO DE ALTA) e vinda de uma forte barra de alta com gap, que ainda não deixava claro se era ou não CLX (barra 6 do M15), e vinda de forte barra de alta desde a mínima da barra 28 do dia anterior após o FOMC, sem nenhuma correção profunda no M15

A Barra 24 atingiu o alvo inicial padrão e caí fora de metade. Mantive o stop da parcela remanescente logo acima do recente BO de baixa (nesse caso CC de 3 a 4 baras).

Acima, a barra 24 do M5 fechou preenchendo o gap deixado na barra 6 e a barra 25 (ainda em andamento) fechou o gap da EMA.

Barra 25 foi uma boa RB na EMA, mas vinda de 5 CC de baixa, todas fechando além de seus pontos médios e fazendo LH e LL. Pode ser BOP do BO da barra 18, mas pelo q veio na perna desde a barra 20 minha expectativa é que falhe e mantenho o trade.

Lembre-se, este é um trade de swing e em swings na maioria das vezes temos de aguentar correções (infelizmente).

Plano de fuga: depende da barra de FT (barra 26, que ainda está em andamento. Conforme for, caio fora no fechamento dela, especialmente se for uma forte barra de alta fechando próxima à sua máxima. Menos do que isso mantenho e analiso.

Acima, a barra 26 do M5, que conforme a figura acima era de alta durante a sua formação, confirmou a expectativa de falha e fez o mínimo esperado que era uma nova mínima da perna após a primeira correção acima de uma barra. Repare que o M15 já havia fechado uma boa barra de FT após a RB mediana, e formou uma SB bastante razoável no M30. Tudo isso deixa viva a hipótese de teste da LOD antes de haver um teste da HOD, e por isso mantenho a estrutura da operação como está.

A barra 27 trouxe um problema quando fechou: formou uma M2B (fundo duplo ou correção de duas pernas para a EMA, e o corpo da barra, apesar de um pequeno doji, foi de alta.

No entanto, neste método sempre procuramos enxergar as hipóteses de alta e de baixa, novamente eu acho q a tese de baixa é mais provável, e portanto aposto na falha do rompimento dessa SB e retomada da queda. Como a SB em si não foi das melhores, por ter sido um doji com sombra em cima e corpo pequeno e estar vindo de um TC de baixa desde a HOD, vou arriscar manter esse trade e manter o foco desta operação no TC de baixa, e aguentar correções rasas nesta segunda metade. Eventualmente, se ganhar momentum para baixo e o TC de baixa seguir por muitas barras se deslocando para baixo, posso considerar colocar de volta a metade que realizei lucro, e caso o stop possa ser baixado a ponto de ficar abaixo do meu preço original de entrada, posso até alavancar e colocar mais lotes do que o meu lote full. Isso, claro,  se puder estruturar de uma maneira em que o risco financeiro total jamais fique maior do que o risco financeiro original máximo.

De fato o BO acima da SB da 27 falhou novamente, mas a baixa ainda não foi retomada com momentum e portanto o risco de alta ainda não foi afastado. Pelo contrário, o momentum de baixa diminuiu e uma eventual nova SB por aí seria uma segunda entrada em relação ao setup de compra da 27 e me faria pensar em cair fora antecipado total ou parcial do remanescente ganhando por volta de 300 ptos.

A Barra 31 atingiu a LOD e o segunda alvo, onde realizei mais 1/4 da posição (algo proximo a 700 ptos de ganho). Como o M15 e o M30 deixaram gap, o M15 deixou CC, e o M5 se mostrar um TC de baixa (apesar de parabólico e provável correção TBTL de 10 barras), e ainda o fato de eu estar com apenas 1/4 da posição neste momento e já ter realizado um bom lucro nos outros 3/4, vou manter esse último 1/4 até o alvo início na HOY ou talvez na EMA do M30. Claro, se houver uma mudança significativa caio fora antecipado, mas se a mudança for positiva a meu favor, posso eventualmente recolocar até mesmo toda a posição, já que agora posso baixar o stop para acima da barra 23 (tbém poderia ser acima da 23 ou no BE), que é um preço abaixo do meu preço original e eu não estaria correndo um risco maior nessa operação do que eu correria em qualquer outra. Mas só vou adicionar e houver um excelente setup para isso após TBTL.

Parte do motivo de eu acreditar que cai mais após TBTL se dá ao fato de que o range do dia até aqui está em apenas uns 900 ptos, e na maioria dos dias se expande mais do que isso.

Era esperada uma correção entre lateral e alta, mas essa correção da imagem acima foi mais profunda do que o desejado e derrubou minha premissa de TC de baixa. Além disso, a barra 11 do M15 foi um bom setup de alta.

Aqui poderia (e ainda posso), cair fora a mercado desde o fechamento da barra 32, 33 (do M5) ou durante a barra atual, que ainda não fechou.

Contando que a forte perna de baixa da 26 para a 30 foi seguida da forte perna de alta da 31 até a 34, acredito em TR. Em função disso, prefiro mudar a minha maneira de operar e BLSH, por isso prefiro confiar no meu stop e não comprar a mercado aí. Vou colocar uma ordem limitada para tentar compar “baixo nessa nova lateralidade, no preenchimento do gap da max da barra 31. Isso seria uma pouco melhor do q 1×1 e, dado o que ocorreu da HOD até a LOD, acredito que seja o mais provável e por isso  essa estratégia de saída me parece fazer sentido.

Acima, Barra 35 confirmou um CC de 5 barras de alta, e foi uma barra de FT após a barra de gap 34 que eu esperava que fosse parabólica. TC de alta mais do que confirmado e após a primeira correção abaixo de alguma barra eu espero que venha a falhar e volte a subir, portanto, minha estratégia de querer comprar o 1/4 que falta mais abaixo ficou com baixa probabilidade. Vou realizar lucro com 300 ptos, que era o alvo padrão que eu havia determinado para o dia de hoje neste 1/4. Menor do que o alvo de 700 ptos, mas ainda assim um bom ganho, ainda mais se considerar que já havia ganho 300 ptos em metade e 700 ptos em 1/4.

E aqui abaixo a sinalização desse trade no gráfico.

A última saída do último 1/4 não foi perfeita, mas perceba que, como traders, a nossa intenção não é a de adivinhar o futuro, mas sim a de operarmos consistentemente. A partir de uma boa leitura de probabilidades, tentamos estruturar e gerenciar trades corretamente. Depois dessa saída houvevárias outras boas possibilidades de reentrada.

Espero ter contribuído para o seu aprendizado.

Abs,

Felippe Aranha

31 Responses

  1. Robertoces12
    |

    Muito bom Aranha, parabéns e obg pela dedicaçao.

    • Wellerson
      |

      Obrigado por compartilhar Spider! Aula absurda. Gratidão

  2. Saga
    |

    Muito bom , Felippe !! Muito obrigado por todo o seu trabalho com o portal price action , você está me ajudando demais , obrigado a todos que contribuem para o funcionamento desta comunidade, seu depoimento do dia de hoje me ajuda a rever estratégias e melhorar minhas operações!! Continue com esse belo trabalho!!

  3. willchiquio
    |

    Muito bom Aranha, deu pra se imaginar na operação e esclareceu bastante dúvidas. Particularmente achei um dia difícil, apesar da tendência.

  4. sistemaempresarial@gmail.com
    |

    eh mestre ali eu nao pensei em climax … comprei metade na primeira barra do rompimento … dai fiquei com isso de climax na cabeca … mais tinha tanta pressao com gap d abertura etc…. fez duas barras de queda eu pensei vou adicionar a outra metade … dai ja tinha 2 barras contra… a terceira era um doji ainda pensei agora eh a hora q saio disso tudo no 0 … muita pressao … deve testar a maxima do dia … nao vou alfacar … dai veio um rompimento contra… dava ainda d ter saido com 100 pts de loss em metade … 170 na outra metade … depois que deu aquele fechamento do gap na primeira barra q tocou a ema dos 5 … mais pensei nisso de lateral resolvi arriscar … stop era de 500 pontos eu constumo parar o dia com 400 pontos ja mao cheia … nao sei vi num video do allbrooks .. q ele fala q rompimentos tardios (depois d 20 barras numa tendencia) .. costuma ser climax .. e 75% das vezes fecha o gap do rompimento ….. perdi o dia e depois deu uma boa tendencia de baixa .. .realmente reversão as 10.30 eu anotei aqui pra se ligar … reversão em v … sem teste do topo ainda … quando tinha 3 barras contra … na quarta eu ainda pensei … um pulbackzinho aqui eu saio … e dai veio um rompimento rasgando contra… aprendizado hj …

  5. lmaranhao
    |

    Obrogado Aranha! Sempre muito bom “ouvir” seu gerenciamento dos trades usando o price action do Brooks!

  6. josecarlosmissias@gmail.com
    |

    Obrigado, mestre por mais uma incrível aula.

  7. José Marcos
    |

    Opa, Felippe. Bela iniciativa.
    Não consegui entender as abreviaturas “brookianas” utilizadas. Também não consegui enxergar gap das barras 18 e 19 com a barra 6. Deve ser um conceito de gap específico do método.
    Mas me escrevi na B4 e espero portanto no futuro acompanhar seu raciocínio à medida que aprendo os conceitos das abreviaturas.
    Abraços.

  8. erangel88
    |

    Muito bom o artigo Professor!!! Abriu mais minha mente!!!
    #B3B

  9. hugogava
    |

    Cara, já li 2x, obrigado por me ajudar na construção dessa nova mentalidade brookiniana!

  10. brunoveigabrandao
    |

    Fantástico o formato do artigo Aranha, muito ilustrativo e enriquecedor. Brilhante leitura e excelente material didático!! Parabéns pelo trade e muito obrigado.

  11. GUSTAVOPB
    |

    Parabéns Aranha, muito bom! Engraçado, no fechamento da 18 era quase irresistível não entrar, pensei pelo menos em um Scalp do tamanho da Barra, mas no fechamento da 19 lembrei dos seus videos falando sobre climaxes consecutivos e rompimentos acontecendo tarde ou em terceiras pernas e saí correndo, rsrs. Obrigado!

  12. Antonio Marcos Sesana
    |

    Parabens Aranha, como sempre excelente trades e didática. Muito obrigado

  13. beqjg211
    |

    Excelente Mestre Aranha. Muito obrigado pela riqueza de detalhes e o passo-a-passo de como seu raciocínio foi te levando a tomar as decisões nesse trade.
    Excelente.
    Ricardo Bevilaqua (B2)

  14. Aldoprates
    |

    Aranha, simplesmente sensancional, foi uma aula excepcional de como operar aplicando tudo que você nos ensianou durante o curso.

    Parabêns e obrigado !

  15. heberton
    |

    Ótimo artigo, Aranha! Embora eu acredite que gravar a operação em vídeo dá menos trabalho, não?! Rss

    Obrigado pela excelente conteúdo, como sempre!

    Abraço!

    • FelipeDea
      |

      Muito legal esse formato.
      Sou da turma B2 e vejo que estou no caminho certo. Muitos dos detalhes pensados e descrito por vc na operação, também fizeram parte do meu raciocínio no pregão. São pequenos detalhes que fazem a diferença. Ainda deixo passar alguns despercebido mas seus conteúdos sempre me ajudam a melhorar. Obrigado Aranha.

  16. pedrocarrer
    |

    Fantástico Aranha!!!
    Muito obrigado. Aprendi muito com esse artigo… muito bom ver o que estudamos no curso sendo aplicado, nos motiva a continuarmos estudando para sermos capazes, um dia, de termos essa habilidade.
    Abraços

  17. epseric12
    |

    Muito obrigado!!!!!!!

  18. thiagovongilsa
    |

    Esse formato de artigo ficou muito bom. Detalhar a evolução da estratégia da operação barra a barra fica ótimo para compreender como gerenciar o trade. Perfeito Aranha, continue por favor com esse trabalho!

  19. natanael
    |

    obrigado aranha excelente trabalho

  20. Alinesim
    |

    Parabéns Felippe e obrigada por sempre contribuir com excelente material de apoio aos traders.

  21. ivan guedes da silva
    |

    Excelente artigo, não entrei na venda depois do rompimento da lateralidade porque tive a impressão de que os gaps deixados nos pontos de rompimentos estavam diminuindo. No mais bem esclarecedor o artigo.

  22. nicholas.paiva@gmail.com
    |

    Artigo épico! Parabéns professor Aranha!

  23. Kenyo
    |

    Trade muito bem feito uma excelente aula sobre gerenciamento e leitura de mercado.

  24. Delicoli
    |

    Olá!
    Muito obrigado Felippe, suas considerações sobre esse trade são muito esclarecedoras e especialmente didáticas. Um forte abraço.

  25. leoportugaa
    |

    Muito bom esse artigo foi escrito com de uma forma detalhada que deu até para sentir o calor que vc estava passando kkkk.. mas ao mesmo tempo é possível ver que vc estava calmo e racional o tempo todo.
    Parabéns e muito obrigado por dividir sua experiencia com quem realmente está tentado criar uma carreira profissional.

  26. lazaro cassio de castro
    |

    Aprendendo muito mesmo com vc, sucesso sempre meu Mestre!

  27. fabiolutizzoff
    |

    Aranha, fantástico este modelo… como sempre uma quantidade grande de informação e como muita qualidade…

  28. Estrella
    |

    Aranha, excelente artigo! Você é sem dúvida, atualmente, o melhor professor de trades que conheci, aliás, professor não e sim um Educador. Aulas escritas ou faladas que irradiam qualidade, demonstram alto conhecimento do métier, uma didática extraordinária, concisa, objetiva; aliados a uma educação e humildade raras nos dias de hoje. Parabéns! Saúde e o Sucesso!

Deixe uma resposta